terça-feira, 4 de maio de 2010

Ramones: vida e morte de uma das bandas mais influentes do rock

Imagine uma banda que teve início nos anos de 1970 e que precisava tocar músicas de outros artistas para conquistar a notoriedade, porém seus integrantes simplesmente não conseguiam, por ter um conhecimento musical limitado. Esses eram os Ramones, que logo de cara preferiram compor e lançar suas próprias músicas.

O texto desta semana não diz respeito a uma pessoa especificamente, mas sobre uma banda, que ganhou reconhecimento por sua originalidade, personalidade e autenticidade. Depois que I Don't Wanna Walk Around With You foi escrita no primeiro ensaio, e após assistir poucas apresentações da banda em público, a gravadora Sire Records apostou no trabalho dos rapazes e transformou os Ramones na banda percussora do punk e uma das mais influentes da história do rock.

Ao longo de seus 22 anos de existência, os Ramones totalizaram 2.263 apresentações ao redor do mundo. Além de conquistar público, os meninos de Nova Iorque ganharam a admiração de fãs que acompanharam e repassaram o sucesso do grupo para as mais novas gerações.

O fim dos Ramones foi trágico, antes mesmo da morte de Joey Ramone. Em função da ‘postura engessada’ que a banda precisava carregar, em  1996 eles resolveram parar de tocar.  Desde o fim dos Ramones, Joey lutava contra o câncer linfático e planejava seu disco solo. No final do ano 2000 o câncer deu uma trégua e o vocalista ainda fragilizado lançou um álbum em que mostrava sua vocação de multiinstrumentista, tocando todos os instrumentos e ainda cantando.

Mas em dezembro Joey escorregou no gelo da calçada à frente de seu apartamento e quebrou a bacia. A medicação do tratamento foi interrompida para que uma cirurgia fosse realizada e assim o câncer se alastrou. No dia 15 de abril de 2001 Joey Ramone faleceu. A notícia abalou milhares de fãs do mundo inteiro. Os Ramones eram tudo para Joey, ele era um dos símbolos do punk e um dos vocalistas e personagens mais influentes e queridas da história do rock e da música.


E é por isso que os Ramones abocanharam vários prêmios da música e são considerados como um dos grupos mais importantes da história, tal como os Beatles foram. Somente em tributos eles somam (entre os principais), 14 títulos. São eles: Gabba Gabba Hey (1991), Ramonetures (2000), Ramones Forever: an International Tribute (2001), Strength to Endure: A Tribute to Motorhead & the Ramones (2002), We're a Happy Family: A Tribute to Ramones (2003), Gabba Gabba Metal (2004), Blitzkrieg Over You: A Tribute to the Ramones (2004), Gabber Gabber Hey!: A Loud And Fastpaced Tribute To The Ramones (2004), Todos Somos Ramones (2005), Guitar Tribute To The Ramones (2005), The Rockabilly Tribute to the Ramones (2005), Pan For Punks...A Steelpan Tribute To The Ramones (2005), Brats on the Beat: Ramones for Kids (2006), The Family Tree (2008).

Na videografia, os percussores do punk são protagonistas de sete películas: Rock 'n' Roll High School (1979), Lifestyle Of The Ramones (1990), Ramones: We're Outta Here! (1997), Ramones: Around The World! (1998), End of the Century: The Story of the Ramones (2003), Ramones RAW (2004), It’s Alive: 1974-1996 (2007).

Joey e sua trupe fizeram história enquanto entravam pra ela. Antes de encerrarem a carreira, os roqueiros arrastavam uma legião incontável de fãs e protagonizaram materiais sobre os Ramones. O fato é que com o fim da banda e falecimento de Joey, o grupo não foi tão citado quanto ainda fazia sucesso.

Os Ramones foram a prova de que uma banda que não sabe quando começar sabe exatamente a hora de parar. Joey morreu sendo ‘o cara’ e não precisou virar cinzas para saber disto. Viveu, causou, encantou multidões e se viu ser aplaudido e seguido por várias partes do mundo.

A mensagem de “Hey Ho Let’s Go” foi levada mundo afora e embora não seja tão otimista assim, prova que Joey e os Ramones vieram, vivenciaram e viram seus nomes estampados em revistas, camisetas, livros e vidas de muitas pessoas.

Veja também: The Rock Wall

3 comentários:

  1. nossa! que belo texto!!! falar do Ramones, qualquer um fala, mas, com emoçao, poucos!

    parabens!!!

    gabba gabba

    ResponderExcluir
  2. ramones sempre ira ser lembrado nas lendas e historias que os verdadeiros icones irão contar

    ResponderExcluir
  3. ramones uma das melhores bandas que eu ja conhec e tem um fim tragico desse se tivesse viv aposto que ainda faria suscess

    ResponderExcluir

Comente esse post