domingo, 24 de abril de 2011

O que o rock tem a ver com a morte?

Taí uma boa pergunta. É normal rotular bandas de rock ou "roqueiros" como apreciadores da morte. É fato que muitas bandas carregam de fato, essa alusão pelo tema, através de suas letras depressivas, que falam sobre o desejo pelo fim da vida.

Mas a discussão em questão vai muito além disso. Quero abordar aqui o pré-conceito que antecede a explicação dessa questão. Por que as pessoas pensam assim?


A cor preta: na cultura popular, é uma cor muito ligada à vestimenta do Rock'n Roll e alguns de seus sub-gêneros, como o Heavy Metal e a tribo urbana dos góticos. Na cultura ocidental a cor negra está associada a morte, trevas, mal e outras conotações negativas. Mas a sua relação com a morte não acontece em algumas culturas orientais onde a cor do luto não é o preto, mas sim o branco.


A pré imagem do rock ao satanismo. O rock é de fato um dos mais típicos frutos sa era satânica (representado por algumas bandas). Não é a toa que ele surgiu justamente na mesma década em que LaVey lançava as bases do Satanismo moderno. Tanto os livros de LaVey e Crowley quanto as músicas de Little Richard e Rolling Stones são conseqüências de um mesmo momento histórico que exigia a morte de antigos valores e a manifestação de uma nova forma de se ver o mundo. E falar de satanismo é igual a lembrar de morte.


Caveiras: um dos acessórios mais usados pelas tribos urbanas. Caveira é o que mesmo? Ossos de um morto.


Protesto contra a vida:  O rock surgiu como a música como protesto para a sociedade dos anos 60. Ele nasceu como evolução da liberdade contra os métodos tradicionais de existência em sociedade. A figura do rock, surge então, como "morte ao padrão de vida tradicional".

Drogas, álcool e violência: Não há como negar que a imagem do rock ficou durante anos, taxada como consumo exarcebado de álcool e drogas, consequentemente levando a ideia de morte, aumento do número de suicídios e violência. Ainda bem que essa imagem já mudou  bastante de figura, mas sem querer, os rótulos de morte ainda nascem muito baseados nesse pressuposto.

E você, o que pensa disso?

2 comentários:

  1. Hoje em dia a coisa mudou muito hoje os 'nerds' mais caretas e estudiosos sao os que mais ouvem metal ao contrário de outras épocas como a minha em que tinha que escutar um lançamento por que na minha casa nao rolava, sobre suicídio sao as mentes fracas perturbadas que supostamente 'potencializa'o ato , a morte no rock é um evento por excelencia,ainda bem que levo a vida no coma leve ou quase morte e até chegar a minha hora eu vou com ele até o fim - ROCK N ROLL!! - flowers in my grave - Cínthia seu sorriso continua lindo e cativante como um domingo de manha.

    ResponderExcluir
  2. bem, eu concordo que hoje muitos "nerds" são os que escutam rock. tenho amigos assim, mas, rock ja foi taxado como algo do demônio e varias pessoas ja viraram pra mim e falaram que eu iria para o inferno. puro preconceito. no final das contas não tinha aver com o rock, por que se eu colocasse um vestido rosa e sapatilhas, mesmo com fones gritando sex pistols as pessoas não pegariam no meu pé. bem, oque eu to querendo dizer é que muitas vezes não tem aver com o rock em si, mas sim com vc. claro que o rock influencia, mas não é com isso que eles implicam. é com o fato de vc estar "sujando" a paisagem, com roupas pretas, caveiras, coturnos e maquiagem pesadas. por vc ser diferente e agir diferente. ééé, não sei se isso fez muito sentido, mas é eu penso assim. okay. hm, see ya. :P

    ResponderExcluir

Comente esse post